Arroz Doce - (Receitas)

6 Comments
Olá amoras!
Hoje receita básica, daquelas que parecem ser super simples, mas que eu errei em fazer quase que a vida toda: Arroz doce.
Não sou muito fã de doce talvez essa fosse a principal dificuldade que tive em fazer essa receita, além do que; a minha avó fazia um arroz doce que fazia com que todos os outros do mundo fosse apenas um arroz sem sal. Mas meu marido adoraaaaaaaaaaaa arroz doce, aí fui errando; errando até conseguir acertar.
Vamos aos meus ingredientes?

Arroz Doce




Ingredientes

2 xícaras de arroz
Dois litros de leite
Canela em pau
Leite condensado
1 Colher de há de baunilha
Canela em pó

Modo de preparo:

 Eu deixo o arroz de molho no leite com paus de canela cerca de meia hora assim ele libera amido no leite, e o aroma da canela também fica mais presente no doce fazendo com ele fique mais cremoso. Ligo o fogo e vou mexendo até ferver, nunca parando de mexer para o amido não descer para o fundo da panela, é esse amido que faz o doce ficar cremoso. Você pode optar por deixar o leite fervendo ao seu lado para agilizar o cozimento, ou usá-lo em temperatura ambiente, isso não faz diferença no resultado final só no tempo para se fazer o doce. Vá acrescentando o leite à medida que o doce for secando, quando o arroz estiver bem cozido, e quando digo bem cozido é quase no ponto de arroz papado, você coloca o leite condensado e a baunilha. Se tiver baunilha em fava, coloque junto com a canela em pau, uma fava basta para fazer o doce. Nunca coloque ou o leite condensado antes do arroz estar bem mole, o açúcar tende a parar o cozimento de qualquer doce que você esteja fazendo; aprendi isso na prática, porque cansei de fazer doce e ficar duro.
Deixe esfriar um pouquinho, para não dar choque térmico, e coloque em um refratário. Salpique canela em pó, e leve a geladeira.
Gente eu tenho feito essa receita há algum tempo, fica muito gostoso e no ponto que a minha avó fazia. Ou seja, fica deliciosoooooo.
Se fizerem, voltem aqui para me contar como ficou.



Namaste!


You may also like

6 comentários:

  1. Olá, vou tentar fazer, aqui na minha cidade o povo gosta de comer tanto isso, talvez por ser parte da fronteira com o Paraguai que tem muitas variedades.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa receita me remete a minha avó e tenho lembranças doces dela. Não sou muito fã de doces, mas esse eu tenho um carinho especial.... Se fizer e gostar, volte aqui para me contar o que achou. bjoks

      Excluir
  2. AAAAamo receitas, mas não gosto de arroz doce. Também farei postagens de receitas no meu blog e arroz é o principal, pois sou alérgica a glúten, nunca gostei de arroz e estou reaprendendo a acostumar meu paladar, acho que logo estarei comendo arroz doce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian. Pensando nos silíacos também farei postagens alternativos, outro dia vi uma receita de macarrão de cenoura que não usa nada de farinha, e fiz e ficou muito gostoso, tem tbm uma nhoque que usa inhame e farinha de arroz e também muito gostoso,em breve postarei a receita. Eu adoro arroz, salgado, doce as lembranças que tenho dele que o fazem ser especial....
      bjks

      Excluir
  3. Arroz doce pra mim tem sabor de infância, fui criada pela minha avó e ela fazia sempre, deu até vontade de fazer. Acho que vou tentar amanhã.
    Bjo
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris. Arroz doce de vó é sempre o melhor, né? Faça sim e mate a saudades da vó e do doce..... Quando sinto muita falta da minha vó, lá estou eu fazendo arroz doce...... bjo

      Excluir