Filtro dos Sonhos

6 Comments
Olá amoras!
Bem hoje vou falar com você sobre uma as primeiras coisas, depois das roupas, que eu mudei logo que me redescobri. Já disse a vocês que sempre gostei do contato com o natural, mas o fazia tudo de maneira muito instintiva, sem saber muito o seu significado. Foi assim também quando confeccionei o meu primeiro filtro dos sonhos ( esse da foto abaixo)



Muitas pessoas me perguntam qual o significado desse 'negócio' que deixo pendurado na minha casa. Para constar, eu tenho um no meu quarto; na janela dele, um na porta que eu fiz de cipó, um na janela do quarto das minhas filhas, um na varanda ( que é esse da foto), um no carro, e estou aqui com vários aros de cipó para fazer outros.

Aí você me pergunta: Mas Amoras para que tantos filtros? Tem algum significado ter tantos? E eu lhes respondo: Tenho tantos porque eu gosto muito de filtros, e além do que para mim eles me ligam de alguma forma ao meu subconsciente, e é por isso que gosto tanto de ter um em cada lugar da casa que passo mais tempo.

Eu poderia trazer um conceito meu para lhes explicar a origem do filtro, mas eu tenho o dom de falar muito, aí eu preferi pegar uma definição da net: 

O Filtro dos Sonhos é um artefato indígena nativo americano originado na tribo dos Ojibwa. Durante o movimento de revitalização cultural indígena dos anos 60 e 70, foram adotados por nativos americanos de diversas nações. Passaram a ser vistos como um símbolo da unidade entre as várias nações indígenas, e como um símbolo geral da identificação com as primeiras culturas das nações.
“Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada.
A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas. Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento à morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Ela dizia: “Se você trabalhar com forças boas será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza, do contrário, irá para uma direção que causará dor e infortúnios.” No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe: “No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins.”

O fato de termos um filtro dos sonhos não significa que não mais termos pesadelos, ou algo parecido, mas tê-los nos ajuda a ver diversos aprendizados que devemos nos ater.

Eu sou artesã, então eu acho fazer trabalhos manuais uma terapia, e também muito fácil, não vejo complicações em confeccionar uma peça. Se você também gosta, ou deseja fabricar seu filtro, a primeira coisa que indico é: COLOQUE TODO SEUS BONS SENTIMENTOS NELE. Não faça se estiver com preguiça, raiva, ou fazer por fazer, fazendo isso vamos ao passo a passo:

  • Decida por qual material deseja usar; cipó, aro de acrílico, ramos de salgueiro..... tudo isso vocês podem encontrar em loja de artesanato. Geralmente esses aros tem o tamanho da sua mão mas nada te impede de fazer do tamanho que desejar.


  • Fio para você fazer a teia. Dê preferencia a fios naturais e de algodão.  Ele deve ter 10 vezes mais de comprimento que o diametro do aro.


  • Fita para encapar o aro. Os meus são encapados, mas estou fazendo um de cipó que vou deixar cru, sem encapar, e tem esses da foto que fiz com galho de limoeiro que também deixei na madeira

  • Por fim escolha os materiais que desja enfeiar seu filtro. Podem ser elas: penas, sementes, contas de vidro....... A pena simboliza o elemento ar, originalmente usa-se apena de coruja, mas onde achar pena de coruja hoje em dia? Principalmente para quem mora em grande centros. Sendo assim, podem até comprar um pena decorativa, não deixa de ser pena, né?  Ah.... e diz-se que quando apena do filtro balança, um sonho acabou de passar por ele. As sementes, contas servem para relacionar as quatro direções, norte/sul/leste/oeste.


Eu  não tenho um tutorial em que eu esteja confeccionando o meu filtro, vou deixar com vocês um link do you tube, que visualizando como fazer a teia, vocês verão o quanto é fácil.





Então, amoras...... antes de mais nada, de ser um objeto bonito, diferente e tals, o que devemos nos ater quando no dispomos a ter um filtro é na mensagem que el nos traz. A aranha nos ensina como tecer a teia da vida, que tudo que fazemos está interligado uma coisa a outra. Nos ensina a ver os nossos sonhos, a observa tudo a nossa volta. A nos ligarmos ao espiritual, para buscarmos luz para romper as barreiras do nosso dia a dia.


Namaste!












You may also like

6 comentários:

  1. Olá amada amei esta postagem porque as vezes queremos muito fazer um determinado artesanato mas falta uma melhor explicação, fora o fato que fazer um filtro é como vc disse muito bem não pode ser assim sem a energia da intenção, quer dizer poder até pode mas o melhor é como vc explicou aqui... parabéns ..bjsss <3

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu adoro filtro dos sonhos e tenho vários espalhados pela minha casa.
    Acho que além de embelezar, dão harmonia ao ambiente.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eles são lindos! Também tenho vários aqui em casa, em cada compartimento.
    Meus vizinhos quando passam pela minha porta, se benzem... rsrsrsrsrsrsrs
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu acho muito bonito mas como sou um desastre confeccionando qualquer coisa, prefiro comprar feito mesmo... :(
    Mas acho bem legal a origem dele...

    ResponderExcluir
  5. Acho liindo esses filtros dos sonhos, eu tenho uma que comprei na minha viagem a Porto Seguro, de uns índios Pataxós.
    Fica na porta da minha casa. Super colorido, lindo!
    beeijomeeu

    Lica do Efeito Agridoce - http://www.efeitoagridoce.com

    ResponderExcluir
  6. kkk rindo dos vizinhos da Lílian , Amada adorei esta postagem, simples, bem didática e qlq pessoa interessada em se encontrar sua veia artística vai ter uma boa base pr a começar oque eu acreddito tenha sido sua intenção ao mosrtar seu trabalho que por sinal eh belíssimo... bem natural como deve ser as nossas ligações.. bjs amada <3
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir