O Hobbit - J. R. R. Tolkien

12 Comments
Olá amoras! Vamos conversar sobre a escrita de Tolkien?

Bem.............. eu não vou resenhar o livro, porque creio que muito de nós já vimos o filme, e sabemos o que se passa, né? Afinal foi um dos filmes mais comentados e assistido nos últimos anos.

Para não dizer que não falei nada do livro, achei que a adaptação foi muito fiel as páginas do livro, tá certo que tem coisas que tem no livro e não tem no filme, e o inverso também vale. Mas temos que nos lembrar que adaptação de livro, não é o livro. Então o roteirista tem a chamada 'liberdade poética' de adaptar o livro conforme ele o vê nas telonas. Tem cenas que li que achei que seriam muito interessante ver reproduzidas, tipo quando aparecem as aranhas gigantes. Seria magnifico ver a luta entre Bilbo e elas, mas em contra partida, fora a fuga nos barris, achei que a parte dos elfos da floresta floreou muito. Mas isso é ponto e vista meu. Num contexto geral, achei que tanto filme quanto livro se completam muito bem.


SINOPSE: Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.

Então pessoal, tenho dois irmãos que são loucos pelo O hobbit e a trilogia O Senhor dos Anéis. Confesso que não é o estilo que comumente leio, aliás posso dizer que é um estilo que quase nunca leio. Mas daí eu fui ver os filmes com minha filha. O primeiro filme não me prendeu, nossa eu dormi que só faltou  babar durante o tempo que o filme durou. Minha filha, uma menina de 13 anos, adorou; elogiou e claro pegou no meu pé por ter achado chato.

Quando lançou o filme dois, O Hobbit: A desolação de Smaug; como boa teimosa que sou, fui ver mesmo tendo dormindo no O Hobbit: Uma Jornada Inesperada. Eu adoro dragões, bruxas, fadas, elfos e afins, tanto em livros como em filmes. E para minha surpresa, o filme dois me prendeu, mas me prendeu do tipo eu ficar louca para saber o que viria na Batalha dos Cinco Exércitos. Amei Smaug, eu acho dragões seres fantásticos e a voz que usam para eles sempre nos fazem entrar no mundo da fantasia. Thorin, meu rei anão favorito, me fez ficar indecisa se eu torcia para ele ou para Smaug.

Aqui cabe um adendo, eu achei o Thorin do filme muito prepotente, e até chato, o que não fez jus ao Thorin do livro, porque o rei anão é um personagem cativante.

Voltando; meu irmão tem o livro, aí pedi a ele emprestado para eu saber o que aconteceria na Cidade do Lago, e se Smaug seria derrotado. O que claro me fez chorar, porque eu queria que todos e tudo sobrevivessem em todos os livros e filmes que amo.

Agora que entra a escrita de Tolkien. Amoras; meu irmão do meio vira e me fala que O Hobbit foi o melhor livro que ele leu até hoje, então se você ouve isso o que você pensa? Que o livro é mara, que prende a gente em cada página, e que borboletas irão voar pelo estômago durante a leitura né?

Mas qual não foi a minha decepção?



Tolkien tem uma escrita que se arrasta, o livro é pequeno tem 296 páginas, mas eu demorei uns 15 dias para ler. E juro para vocês que se fosse uma leitora que abandona um livro teria abandonado O Hobbit. A descrição na ambientação dos lugares é magnifica, e precisa, porque conseguimos nos encontrar na cena narrada, mas ele coloca muito detalhes que, ao meu ver, são desnecessárias. Leva duas páginas para descrever algo que a gente já entendeu a mensagem, e que poderia ser descrita e meia página.

Encontrei com meu irmão caçula, cheia de culpas por estar achando o livro uma meleka, e falei: Du, por favor, me diga que a escrita do Tolkien melhora! Aí ele me responde: Cansativo o livro né? Na verdade ele soltou um palavrão, mas prefiro não comentar, kkkkkkkkkkkkkkkk. Gentemmmmmmmmmmmmmm, ele tirou um peso dos meus ombros quando disse isso, porquê aí e pude falar que eu estava achando muito chato, e ele me disse que o livro só fica bom mesmo perto do fim, não a aventura em si, mas a maneira como foi colocado tudo.

E vou-lhes dizer que ele tem razão, todas as borboletas que eu esperei o livro todo, vieram quando Thorin, os anões e Bilbo chegam ao pé da montanha . Nesse momento acho que tinha uma floresta de borboletas no meu estômago, porque me dava aflição em pensar em meu amado rei anão enfrentando Smaug, e depois quando ele 'enlouquece' por causa do ouro, e pela batalha.

Amoras, mesmo tendo os filmes, eu não vou falar sobre o final, me recuso a ver o que acontece. A batalha dos cinco exércitos, os personagens e maneira que foi descrito, claro me fez chorar, porque eu já disse que por mim todos e tudo sobreviveriam.

Bilbo me fez querer ser um Hobbit e ter uma casa numa caverna na montanha, ele é um personagem sem precedente na literatura de fantasia. Amei Bilbo, mesmo porque é impossível não amá-lo.
Tem uma amiga minha que ri de mim, e me diz que eu tivesse lido O Senhor dos Anéis, saberia que o final era previsível, mas como não li e não sei se vou ler O Senhor dos Anéis, eu fiquei muito magoada com Tolkien pelo final que ele deu ao meu rei.


Em suma, o livro é ruim Não, não é. Mas eu não o lerei de novo e também perdi a vontade de ler O Senhos dos Anéis. Mesmo não sendo meu estilo literário, eu leria 'de boa', mas a escrita arrastada me cansou e eu cheguei a dormir com o livro na mão. Preciso dizer mais?

Eu não vou me colocar no patamar de indicar ou não a leitura de Tolkien, porque eu achoque seria até uma heresia literária querer tanto, mas posso dizer que a mim não agradou, meu irmão do meio o considera o melhor livro que leu na vida, e o caçula mesmo achando a leitura cansativa já leu e releu infinitas vezes. Deu para ver que tem para todos os gostos, né?

Me conte o que você achou do livro. E não me mate por não ter gostado, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Namaste.





You may also like

12 comentários:

  1. O único livro que já li de todos foi o senhor dos anéis, eu tinha 14 anos e levei seis meses para ler, porque era uma leitura pesada para mim, mas hoje aos 26 anos depois de já ter visto todos os filmes me dá uma vontade enorme de ler tudo, sou louca pelo livro O hobbit, e mesmo já tendo visto o filme quero ler, sempre prefiro livros a filmes, mesmo sendo fiéis ou não ao livro.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jo! Amora eu achei a escrita muito cansativa. Não tenho vontade de ler mais nenhum. Adoro essa diversidade de opiniões com relação a um mesmo livro. E claro; livro é sempre melhor que sua adaptação. Mas num geral entre mortos e feridos, só morreu meu rei anão, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      bjoks

      Excluir
  2. olá amada eu adoro ler mas ultimamente acho que por falta de óculos eu apenas tenho lido ou coisas bem rápidas ou coisas que sejam bem fluidas realmente a história tem que me prender muito. Se eu tivesse a possibilidade leria claro pois gosto muito do genero mas se começasse a agarrar na leitura ia ser uma aflição continuar ... Adorei a resenha e os spoilers kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Lunna!!!!!!!!! Nem dei muitos spoillers..................... Mas é que todo mundo quase que já leu, e viu os filmes, nem é spoiller, é cometário construtivo.............. kkkkkkkkkkkkkkkkk Amora quando puder, e desejar ler o livro, leia e me conte depois oque achou. bjs

      Excluir
  3. eu sou apaixonada pela escrita de Tolkien o mundo que ele criou, bem como os personagens me fascinam de uma maneira que quando eu morrer, quero ir pra Terra-Média kkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu lli O Hobbit em 2 dias [porque precisava ir dar aula senão acabava num dia só]. A trilogia de Senhor dos anéis foi meu primeiro contato com o mestre, depois vi os filmes e caí de amores. Pretenmdo reler os livros e sempre que posso revejo os filmes. A trilogia do Hobbit, apesar de várias coisas diferentes do livro, tbm me cativaram. em suma, vc percebeu que amo Tolkien <3 kkkkkk mas não vou ficar com raiva de vc por não ter curtido, mas foi uma pena que ele não tenha te conquistado =T
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val! Amora o mundo que ele criou eu amei tbm.......... Como disse, queria morar numa casinha de hobbit. Mas eu achei que ele enrola muito na escrita, é uma escrita arrastada. Pode ser que eu tenha ido com muita sede ao pote, pelo fato do meu irmão me falar que é o melhor livro que ele leu na vida, e olha que aqui em casa nós 3 (os irmãos) lemos muito. Eu amei os filmes, e agora integro até Uma Jornada Inesperada, que eu dormi, a isso. Quando vemos os 3 tudo se encaixa e faz sentido. Quem sabe, num futuro mais distante, eu releia e mude meu conceito, e quem sabe a curiosidade me vença eu leia O senhor dos anéis, mas por ora não creio que releria. Mas foi muito legal pode conhecer Tolkien, e passear na Terra Média, kkkkkkkkkkkkkkk. bjokks

      Excluir
  4. Eu quero muito ler! Ainda não tive a oportunidade. Adoro o mundo que Tolkien criou e que foi a base para muitas outras obras fantásticas. Quem dera eu pudesse ir para a Terra Média rsrs
    Já me disseram que a leitura é arrastada e muito detalhista e talvez por isso eu ainda não tenha parado para lê-lo (poderia atrasar todas as minhas leituras e resenhas rsrs).
    Muito legal o post.
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano! A escrita é bem arrastada sim. Eu demorei uns 15 dias para ler O Hobbit, e olha que ele tem somente 296 páginas, se eu fosse um blog somente literário, ficaria sim com leituras e postagens atrasadas, pq eu jamais abandono um livro... kkkkkkkkkkkkkkkkk Tomara que vc o leia um dia,e veja oque achou do livro por si mesmo. Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Esse livro é lindo. Um dos que mais gosto. As aventuras, o contexto; diálogos tudo tão perfeito e contemporâneo. Esse é o tipo de leitura que deve ser feita inúmeras vezes, assim conseguindo sugar tudo o que a obra tem para oferecer. Um clássico!

    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian! amora, definitivamente eu devo ter ido com muita sede ao pote. Porquê eu não consegui uma ligação com a escrita de Tolkien, apesar de achar a descrição dos lugares ótimos e fantásticos, e estar de malas prontas para mora na casa do Hobbit. Uma pena isso, porque eu queria de verdade ter amado de paixão. bjs

      Excluir
  6. Eykler, sou louca pra começar a ler Tokien,
    mas ainda não tive oportunidade R$,
    vou ver se encontro livros dele na biblioteca da universidade,
    como é um clássico é provável que eu encontre por lá.
    É uma pena que vc não tenha gostado, mas acontece.
    Ninguém é obrigado a gostar das coisas só porque os outros gostam. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris. Sabe eu acho que esperei muito do livro, e tive muitas expectativas. Leia sim, creio que a escrita dele irá te agradar. Não agora, mas talvez eu relia para poder ver e rever tudo, quem sabe assim eu possa absorver o que Tolkien tem realmente para doar através de suas palavras. bjs

      Excluir