O Sonho de Eva - Chico Anes

5 Comments
Olá Amoras! Mais um livro nacional que foi uma grata surpresa.

Estava eu, linda e ruiva, passeando pela livraria, quando me deparo com o livro O Sonho de Eva, leio a sinopse e pronto, ele tinha que vir fazer morada na minha estante. Paguei super baratinho no livro, e mesmo se tivesse pagado caro teria valida apena, porque o livro tem uma trama muito bem pensada.



Sinopse: O Sonho de Eva - Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

RESENHA:

O livro já começa com um suicídio, que nos indica que lá no fundo não será um ‘simples’ suicídio, que pode ter sido um suicídio induzido, ou seja, temos um homicídio a ser desvendado. Mas paralelo a esse suposto suicido temos o sequestro do sobrinho da ‘de cujus’. Aí minhas amoras, eu que nem gosto de um livro de suspense com um fundo policial, me vi entretida na teia armada por Chico Anes.

No livro vamos conhecer a doutora Eva Abelar. Eva é uma psicóloga que herdou, digamos assim, do pai o gosto por estudar os sonhos lúcidos. O que vem a serem sonhos lúcidos? Sabe aquela sensação de quando estamos sonhando e ficamos nos perguntando se é sonho ou se estamos acordados, porque podemos nos ver, aí fica a dúvida? Pois bem, isso seria um sonho lúcido, em termos usados pela doutora Eva, é estar acordado dentro do próprio sonho. Eva é mãe de Joachim, um menino autista que tem a incrível habilidade de se comunicar através de seus sonhos lúcidos, e irmã de Ana.

 A Ana é convidada a trabalhar em uma empresa que desenvolve protótipos que estimulam os sonhos lúcidos. Essa empresa desenvolveu uma espécie de óculos de realidade virtual que faz com que quem o use tenha os sonhos que quiser, e aquilo tudo passa a ser muito real, chegando a um ponto em que a pessoa não sabe mais o que é realidade e o que é sonho. Mas eis que numa bela noite Ana se ‘suicida’, Joachim que estava sob seus cuidados é levado de seu apartamento no mesmo dia, e a doutora Eva que esta em outro país, recebe a noticia e tem que voltar para casa às pressas para resolver tudo e achar Joachim.




No funeral de Ana, Eva é procurada por um sujeito misterioso, que diz a ela para ficar longe da Yume, empresa onde Ana trabalhava, e que não aceite qualquer proposta que venha a receber dessa empresa. Nesse mesmo funeral, seu amigo e ex namorado doutor Ale, um psiquiatra, sofre um atentado e leva um tiro. Pronto diante disso tudo, o que o tal sujeito disse a Eva pode ser traduzido como ela ter entendido: “se joga de cabeça, e vá trabalhar na Yume”.

Claro que a Yume vai atrás de Eva para que ela ocupe o lugar de Ana nos estudos da empresa, Eva sabe que é na Yume que está à resposta do suicido e do sequestro de Joachim, e apesar de todas as advertências, ela aceita o trabalho.

A empresa é cheia de segredos, fica no subsolo de um vilarejo na China, tudo lá é escondido, e ninguém tem acesso a nada, só ao que a empresa permite. Eva é apresentada a equipe com quem irá trabalhar, e ela descobre que não é só ela quem esta atrás de uma criança sequestrada.

A partir daí a trama se desenvolve muito bem. O autor estudou muito para usar os termos que usou e falar sobre as áreas do cérebro a serem utilizadas para que o projeto da Yume pudesse alcançar seu objetivo. Porque ao ler, a gente acha que tudo que é descrito, pode de fato ser feito. Eu lendo só pensava: “Cara, se tem alguém para pensar isso tudo, pode haver alguém para executar”, e como diz minha filha caçula (que tem 4 anos): “caraaaaaaaaaaaaaaaaa que louco” (kkkkkkk).

A única coisa que eu senti falta no livro, foi aquele medo que a gente sente de virar a página, sabe? Aquele medo que o personagem nos transmite de que pode ser descoberto a qualquer momento, e que tudo pode dar uma reviravolta, fazendo tudo voltar ao ponto de partida (mesmo sabendo que isso não acontecerá). Mas nada que desmereça a escrita. Fora isso, o livro foi muito bem construído, personagens muito bem feito, e até que tudo se resolva, eu pelo menos, não consegui ver quem era o mentor de tudo.




O livro possui 304 páginas, o que para mim não é um livro grande, e que pode ser lido rápido porque a leitura flui muito bem. Todas as pontas que ficam soltas ao longo da trama são muito bem fechadas, mas sem correria, o autor deu o tempo certo para que tudo no livro se encaixasse.

O livro faz parte do selo Novo Conceito Jovem, o autor é nacional, e conterrâneo de estado dessa blogueira que vos fala, ele também é mineiro. 



Formado em Engenharia eletrônica e telecomunicações. Pesquisador entusiasta de alquimia, xamanismo e filosofia da fogueira. Atualmente mora em São Paulo com esposa e filhas.

Se você gosta de livro de suspense, eu super recomendo que sonhe com Eva, mas cuidado porque “dormir pode ser um jogo perigoso”.
Namaste!






You may also like

5 comentários:

  1. Nossa, morri de vontade nesse livro. Achei tão original o enredo. Vai com certeza p minha lista de desejados. Espero q eu também ache por um bom precinho. Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro super vale a pena, Amanda. Eu nunca imaginei que leria algo do tipo quando vi o título. Tudo muito doido, mas uma doideira muito legal, rsrsrsrs. bjs

      Excluir
  2. Nossa, que livro interessante. Gostei de trabalhar a ideia dos sonhos, assunto que me interessa muito, além de todo o mistério num assassinato. Parece entusiasmante.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu tenho ele, ganhei de uma amiga e foi amor mesmo, assim que terminei de ler fiquei encantada com a escrita fluida e envolvente de Anes. ^^
    Fico feliz que tenha gostado, é um puta livro :D

    ResponderExcluir
  4. UOW que resenha hein! Parece ser um daqueles livros cheios de reviravoltas na história, suspense até dizer chega e até eu que não curto muito suspense fiquei com vontade de ler.. e quanta tragédia também meu Deus, mas tudo bem.. como eu disse, to sentindo que vale a pena adquirir mesmo! rs beijos

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir