Imbolc

1 Comments
Olá Amoras!

Outro dia comecei uma coluna, onde falarei dos Sabás, ou seja, das Celebrações Pagãs. Clicando AQUI você poderá conhecer quais são os oito Sabás principais.

Como eu disse no artigo sobre Sabás, eu sigo a Roda Sul, o que me faz comemorar no próximo dia 2 de Agosto o Sabá de Imbolc. Mas o que é Imbolc? Pois bem, vamos lá falar e celebrar Imbolc?

Imbolc é a festa do Fogo ou Noite de Bright.

É um Sabá entre o Solstício de Inverno e o Equinócio da Primavera. A Natureza começa a nos mostrar que o frio está indo e que a vida irá se renovar. Os dias começam a ficar mais claros, dando lugar ao Sol cada vez mais forte e presente, e isso nos faz ver que os dias de escuridão estão indo embora.

A celebração de Imbolc é dedicada a Deusa Brigit, a Senhora das Poesias, da Inspiração, da Cura, da Escrita, das Artes Marciais, da Metalurgia e do Fogo.



Por ser Brigit  uma Deusa do Fogo, a celebração a homenageia com fogueiras, velas acesas, e tudo que ativa e desperta o Fogo Criador.

Particularmente, eu gosto muito desse Sabá, porque apesar de ser uma pessoa noturna, que ama a noite, eu também amo o calor, essa sensação de vida renovando, e é em Imbolc que eu sinto que esses dias de frio e que me deixam tão reclusa estão indo embora e e a vida está de novo voltando a mim.

Mas ok, agora que falamos o que é Imbloc; como vamos comemora-lo?

Eu sou adepta a celebrações que não seja muito complicada, a minha fé e minha intenção na celebração são fortes e sinceras, e o fato de as fazer mais simples não significam que não tenham um significado forte.

Imbolc tem suas cores específicas que são o amarelo, vermelho, laranja. A Celebração por si só já tem uma Deusa especifica, mas nada impede que você celebre e invoque outros Deuses, mas temos que pensar no que estamos celebrando e invocar os deuses certos; tá bom?

A comida da celebração são aquelas feitas a base de leite. Então coloque no teu atar comidas que você gosta que são feitas com leite, não precisa ser um banquete imenso, mas acho importante termos as referências certas, como por exemplo, um pudim, doce de leite, manjar, ou até uma taça de leite em si.  Eu também coloco uma maça em todo altar que faço, em todos os Sabás.



Mas vamos a celebração em si, né?

Se você for solitária, ou seja, vai fazer sua celebração sozinha, assim com eu a faço, você pode fazer o seguinte:  Eu começo fazendo uma boa limpeza na casa. Sabe aquelas faxinas de natal que a mãe da gente fazia quando éramos criança? Eu faço isso, limpo tudo na minha casa de véspera. Também na véspera eu faço minha cruz de Brigit, porque eu dedico a minha celebração a Deusa Brigit. A Cruz de
Brigit é uma Cruz que se coloca na casa para nos servir de proteção. A Adriana Zampolli do Caverna da Bruxa ensina em seu canal noYouTube como fazer essa Cruz e deixarei o link para você, ok?


Feita minha faxina, minha cruz, no dia eu monto meu altar com todos os elementos do Sabá. Acendo um incenso (benjoim, alecrim, mirra), e medito, me entrego a essa mudança que a Mãe Natureza está passando, sinto sua energia e sua força vir a mim e invadir meu ser. Deixo-me ser reenergizada por essa vida que está voltando a ganhar força. Escrevo meus desejos, e tudo o que eu quero que aconteça para mim e para os meus, e depois queimo no meu caldeirão.

Se você gostar de escrever, é um bom momento para escrever e ler poemas, cantar e dançar em honra a Deusa Brigit.

Não há nada de muito complicado a ser feito, eu sugiro que basicamente você sinta e se deixe invadir pela vida que está ganhando força, se deixe preencher por esse renascimento. Peça proteção para você e sua família, e a quem mais desejar. O mais importante é sua fé e dedicação ao ritual, faça-o com carinho e o respeito que a Deusa merece, e nunca se esqueça de agradecer. Mais importante que pedir, é sabermos reconhecer e agradecer pelo o que nos foi dado.

Se você desejar fazer algum ritual, que use um feitiço, sugiro que visite o site Oficina das Bruxas, a Rosea Bellator, dona do site, tem dicas ótimas e uma maneira de ensinar que nos fazer entender tudo de maneia muito clara.




Namaste!


You may also like

Um comentário:

  1. Olá. Não sabia nada sobre o assunto, gostei de conhecer. Que legal. Mas acho que sou o contrário de você, amo o frio e essas cores, amarelo e laranja, são as que menos gosto hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir