Querida menstruação, não estou sabendo lidar.

3 Comments


Vamos falar de menstruação?
Credo Lunna, que nojo não tem assunto melhor? Não, kkkkkkkkkkkkk

Eu já falei AQUI sobre a relação da Menstruação e do Sagrado Feminino. Mas não vai ser em um passe de mágica, que seculos de pessoas  nos dizendo que menstruar é ruim  será desenraizado de nossa psiquê, né?

Então, eis que hoje uma das meninas do grupo de Sagrado Feminino que faço parte fez o seguinte desabafo:
Meninas, tenho que desabafar.Tento gostar de ser mulher, gostar de menstruar e ter o sagrado feminino dentro de mim, porem toda vez que menstruo é uma cólica que me destrói. Médicos g.o diz ser endometriose e outros apenas cólicas menstruais normal, minha cidade do sertão é precária em relação a saúde, aqui só fica bem quem pode pagar rios de Dólares para se tratar.Queria saber medidas caseiras, naturais e espirituais para me auxiliar. Pois isso me afasta do sagrado feminino e infelizmente chego a pensar em nunca ter filho, pq se sofro com cólica imagina no parto. Sei que é ignorância da minha parte, mas não aguento mais de dor...
Aí, antes de conversar com ela fui refletir em N fatores a cerca do desabafo dela. Que a saúde é um caos em nosso país isso não é novidade. Eu costumo dizer que em muitos situações for caso de vida ou morte, apessoa morre (literalmente). Mas se eu não posso resolver o caos da saúde e nem os preços abusivos do particular, eu fui ver o que eu poderia fazer para ajudar a Mistic Day.  
Sou bruxa de cozinha, e com o corpo todo (não só o pé) na Bruxaria Verde, então chá e ervas é praticamente meu sobrenome, rsrsrsrs.

Desde que eu me entendo por gente, eu sofro de cólicas. Também já falei sobre essa minha relação com elas aqui no blog. Todo mês eu ia para o hospital, porque eu desmaiava de dor e remédio via oral ou caseiro não resolviam meu 'problema', só intra venosa, ou injetável. Mas meu pai tinha um sítio e invariavelmente todo final de semana estávamos lá. E quando acontecia de eu menstruar estando no sítio e longe de hospital como fazíamos? Foi aí que eu achei como ajudar a Mistic Day. Aqui entra a velha sabedoria popular e a receitinha da vovó, no meu caso vovô já que ele era farmaceutico prático. Meu avô nunca fez uma faculdade de farmácia, mas sabia mais de remédios e ervas que muitos médicos formados e aprendi muito com ele. Nisso me veio um ensinamento do meu bisavô, também famaceutico prático e parteiro, quando um bebê recém nascido chorava muito ele dizia: "Cabeça fria e pé quente!"
O que isso quer dizer? Bebê recém nascido chora muito de cólicas, então o primeiro passo era por meias, macacão de pezinho, enrolar numa manta, mas não agasalhar a cabeça por causa da moleira.
Então aqui entra a primeira dica:
PÉ QUENTE
Ah, vá... só esquentar o pé vai melhorar a dor? Calma que vem a segunda dica:

Segundo:


 Aqueça a barriga. A famosa bolsa de água quente, não tem bolsa? Vai garrafa pet mesmo. O importante é aquecer a região do útero.
Terceiro dica:


Tome um chá 
Pode ser qualquer chá? Pode. Vamos partir do principio que o chá vai nos aquecer, mas existem chás mais propícios para situação. Alguns: Camomila, hortelã, erva cidreira, salvia, etc.... Cada uma dessa ervas tem uma propriedade especifica para dores, mas o que elas tem em comum é que todas acalmam, e fazem relaxar e acabamos dormindo, e dormindo a dor passa e a gente nem vê.
Mas tem uma erva que sempre usei, que se você tiver por perto pode usar, mas lembre que remédio natural também é remédio ENTÃO NÃO ABUSE DO CHÁ. A erva que uso é a ERVA DE SÃO JOÃO. Ela é confundida com mato, mas aprendi a usa-la quando ia para os sítio e sempre atendeu ao que era indicada.


Erva de São João que cultivo para meus chás

Outra coisa que ajuda muito é fazer o diário menstrual. Você pode saber sobre ele AQUI.

Anote nele: O dia de hoje, a lua, qual dia da sua menstruação você está, e os seus sintomas, os mal estar. Faça isso todos os dias do ciclo. Pelo menos por 3 meses, e vc vai poder perceber se tem um padrão as dores e a menstruação. No restante dos dias entre os ciclos, anote tbm, tipo um diario ou somente tópicos do seu dia, e compare tbm com os outros meses. Dá trabalho? Pra caramba, mas só assim você vai conhecer o seu ciclo e aprender a conviver para ter menos dores
Espero ter ajudado um pouco a você a passar por esse momento em que a gente se ente mais frágil.


Namastê!





You may also like

3 comentários:

  1. Adorei!passei aqui para espiar r simplesmente vc é demais. Parabéns pela dedicação em ajudar outras pessoas, que os Deuses lhe abençoe muito nessa e em todas as suas vidas.
    Blessed be, irmã ❤

    ResponderExcluir
  2. Adorei!passei aqui para espiar r simplesmente vc é demais. Parabéns pela dedicação em ajudar outras pessoas, que os Deuses lhe abençoe muito nessa e em todas as suas vidas.
    Blessed be, irmã ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayara, sua linda, são visões como a sua e comentários como o seu que me motivam a sempre continuar nessa caminha de resgatar o Sagrado Feminino em mais mulheres. Abençoada seja você e sua caminhada nessa filosofia tão linda. Bjs

      Excluir